Sobre Nós

Sobre Nós

20210519_182458_Easy-Resize.com

A EMPRESA

Empresa familiar de forte cariz jovem e empreendedor, com fortes raízes na agricultura e viticultura, vocacionada em proporcionar experiências únicas quer seja através dos seus serviços e/ ou produtos, e hoje fortemente dedicada ao produto vinho e enoturismo. Queremos que cada pessoa que usufrui de cada garrafa produzida, sinta a autenticidade, a genuinidade e dedicação que temos desde a plantação da videira até ao engarrafamento do precioso néctar, dedicamo-nos a produzir vinhos únicos e diferentes. Com o conceito e slogan “um novo mundo destinado a proporcionar novas experiências” e um conceito Biochic que mantém e cultiva uma atitude responsável que une sustentabilidade e equilíbrio ambiental, com a simplicidade elegante que tão bem carateriza o Norte de Portugal.

HISTÓRIA | PROJETO

Tudo começou com uma vista deslumbrante sobre as margens do rio Douro na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, sub-região de Baião, aí nasceu a vontade dos sócios Sandra Fonseca e Miguel Silvestre entrarem na aventura do enoturismo e no mundo vitivinícola.

Quando chegaram ao alto do lugar das Corujeiras na antiga freguesia de Santa Cruz do Douro, agora denominada união de freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas sentiram que o local e a paisagem que avistavam “enchia-lhes a alma”, daí o nome Feel & Soul Douro. Este era o sítio “perfeito” para construir o novo projeto destes dois jovens lisboetas já residentes e com raízes criadas no Norte do país há vários anos, nomeadamente no concelho de Baião, também na área agrícola, no âmbito da pecuária. Produtores de bovinos de raça charolesa em linha pura há 33 anos, tinham dado por “brincadeira” início a uma pequena plantação de 2,5ha de vinha em 2015 no “Caminho de Jacinto” conforme descrito no livro “As Cidades e as Serras” do escritor Eça de Queiroz, um apaixonado pela paisagem e gentes de Baião. Todo o conhecimento adquirido há vários anos no sector primário e no terciário, foram uns grandes impulsionadores de todo este processo, pois ambos estiveram ligados à indústria das carnes nomeadamente exportação. De salientar ainda toda a ligação da Sandra á viticultura e ao vinho pois toda a sua família é do concelho do Peso da Régua e de Lamego.

Amantes do contacto com a Natureza, de viajar, conhecer e experienciar novas culturas, apreciadores de um bom vinho (com inúmeros amigos nesta área), porque não levar este conhecimento e experiência a quem deseja conhecer este “cantinho á beira-mar plantado” que é Portugal.

Adquirindo a Quinta do Castanheiro iniciaram um projeto de raiz. Num local abandonado há mais de 30 anos, mas com tremendo potencial, começaram por modular o terreno em patamares, encontrando muitas adversidades durante todo o processo e chegando por várias vezes pensar em desistir, continuaram e ultrapassaram todos os obstáculos, havia algo naquele sítio que apenas se sente, e eles sentem que ali vai ser construído “um centro de experiências”.

Após a conclusão da preparação do terreno, deu-se o início da plantação de aproximadamente 17,5ha de vinha no início de 2017, ficando esta concluída no final de março do corrente ano. No entanto, quando retratamos um projeto que assenta nas palavras “sustentabilidade e experiência do utilizador” falamos de muito mais para além da plantação de vinha, este é um projeto tem que ser pensado como um todo, tendo o cliente e as suas necessidades como foco principal. A construção da adega com a capacidade de 200.000 litros de apoio à vinha, uma horta e um pomar biológico destacando-se um pomar de citrinos ancestrais para que haja total sustentabilidade no nosso Wine Bar, nomeadamente com carne de produção própria, dando foco ao conceito farm-to-table e nunca esquecendo a importância da proteção ambiental, destacando a aposta em energias renováveis, tais como a recirculação de água e a utilização da nossa exposição solar ideal (sul), procurando assim reduzir o impacto no meio ambiente.

Com um terroir único, assente em terreno essencialmente granítico, na zona de transição entre o Douro verde e o Douro vinhateiro, estando numa gama de altitudes de 550 a 650m, proporcionando a frescura cada vez mais apreciada nos vinhos, principalmente nos brancos.

Foram plantadas várias castas, desde autóctones a castas internacionais de forma a serem produzidos vinhos diferentes e com características únicas.

Em 2021 deu-se início à construção da adega (Feel & Soul, Lounge: Moments to contemplate), a qual dispõe de uma sala de provas, uma loja, e uma vista deslumbrante sobre o vale do rio Douro, além de um Wine bar (Feel & Soul, Wine Bar: Moments to enjoy) com uma esplanada panorâmica situado no meio da vinha, complementando o enoturismo da empresa.

As vinhas em sistema de produção biológica, e na qual pastoreia um rebanho de ovinos, que ajudam no controle da erva, adubam e contribuem para a redução da pegada de carbono promovendo uma agricultura cada vez mais sustentável.

20230311_180843
IMG-20230314-WA0005(1)
20230118_100308

Endereço

Caminho de Portais de Fontes 135, 4640-414 Santa Cruz do Douro, Portugal
Segunda a Sábado: 09h - 18h

Horário

Segunda a Sábado: 09h – 18h

Contacto

Telefone: +351 220135612 Email: visit@feelsouldouro.pt
X